Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.3/5 (61 votos)




ONLINE
2





Partilhe esta Página



Total de visitas: 4417
Trametes Versicolor
Trametes Versicolor

Trametes versicolor

 também conhecido como Coriolus versicolor Polyporus versicolor, é um cogumelo poliporo muito comum, podendo ser encontrado por todo o mundo. Versicolor significa 'de várias cores' e é verdade que este cogumelo pode ser encontrado numa grande variedade de cores diferentes. É reconhecido como cogumelo medicinal na medicina chinesa sob o nome de yun zhi. Na ChinaJapão e vários países da Europa, o polissacarídeo-K obtido de T. versicolor é usado como adjuvante imunitário no tratamento do cancro.

 

A superfície superior do chapéu é plana e apresenta tipicamente zonas concêntricas de diferentes cores, tendo 1 a 10 mm de espessura e textura coriácea. O chapéu pode ser triangular ou redondo, apresenta zonas de cor castanha, por vezes negra. Espécimes mais velhos, podem ter zonas em que crescem algas, apresentando-se então esverdeados. A superfície dos poros tem cor esbranquiçada a castanho-claro, os poros são redondos, e com a idade tornam-se torcidos e labirínticos, com densidade de 2 a 5 poros por milímetro.

Possui potencial no campo da biorremediação, segundo o micologista Paul StametsT. versicolor biodegrada vários poluentes.

Um suplemento alimentar à base de um cogumelo revela "grande eficácia" no combate ao cancro, revelou ontem um especialista do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra, que participou num estudo com 43 doentes. 

José Silva Couto disse à agência Lusa que o tratamento com "Coriolus Versicolor", durante um ano, a um grupo de pacientes acompanhados no IPO de Coimbra, "revelou grande eficácia". Director da Unidade de Patologia Cervical daquele estabelecimento de saúde, o médico realizou a investigação em co-autoria com o director do Serviço de Ginecologia, Daniel Pereira da Silva.

Foi "muito positivo" o impacto terapêutico do "Coriolus Versicolor", disse José Silva Couto, realçando a eficácia do uso de comprimidos à base deste cogumelo, cujo "efeito imunomodulador" é conhecido em várias culturas antigas da Ásia. "A biomassa do 'Coriolus Versicolor' é um imunomodulador não específico e, como tal, usada como coadjuvante nutritivo para equilíbrio do sistema imunitário em pacientes submetidos a quimioterapia e radioterapia", refere uma síntese do estudo, a que a Lusa teve acesso. 

Ficou demonstrado que o "Coriolus Versicolor" teve "grande eficácia, quer na regressão da displasia (lesão de baixo grau, LSIL), quer no desaparecimento do HPV de alto risco". 

Um dos subgrupos (22 pacientes) recebeu suplementação com "Coriolus Versicolor" durante um ano, tomando seis comprimidos por dia, num total de três gramas.

Avaliação dos efeitos

Segundo José Silva Couto, nenhum dos subgrupos foi submetido a qualquer procedimento terapêutico (crioterapia, electrocoagulação ou vaporização por lazer), permitindo uma "avaliação dos efeitos" do cogumelo em doentes "não submetidos a tratamento cirúrgico habitual". 

 


O Trametes  ou Coriolus versicolor é comercializado em Portugal com o nome de Coriolus-MRL e é vendido nas farmácias.

O Coriolus Versicolor pode ser adquirido à Fairlife Porto, a caixa de 90 cápsulas de 450 mg custa 29,90 €. Tel. : 22 938 8808. Esta empresa prima pela qualidade dos seus produtos e controla desde a produção até à distribuição

O cogumelo coriolus versicolor pode também ser adquirido segundo fórmula de fitoterapia chinesa - Yun Zhi Wan (Fórmula 3015 TCM) e pode ser adquirida na Botica Homeopática (Picoas). Esta fórmula é excelente, não só para cancro mas também como preventido de várias doenças infecciosas como por exemplo a Gripe (A e comum).

 

O Maitake, o Reishi, o Biobran sao tambem outros cogumelos que ajudam o sistema imunitario na luta contra o cancro (qualquer tipo)